terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Torneios no interior e litoral abrem a temporada 2014 do Futmesa paulista

 Apesar do tradicional Torneio Início, promovido pela Federação Paulista de Futebol de Mesa (FPFM), acontecer só no próximo dia 1° de fevereiro, a temporada 2014 do Futmesa paulista já começou. No último final de semana, interior e litoral promoveram grandes torneios, reunindo dezenas de botonistas. Na cidade de Botucatu, foi realizada no último sábado (25), a 4ª edição da Copa “José Pinto”. O torneio contou com a participação de 30 botonistas, incluindo o atual campeão sulamericano Alex Bahr (Corinthians) e atletas da Sociedade Mineira de Poços de Caldas.
            Já no litoral praiano, o Clube 2004, que está de volta aos meios botonísticos oficiais do Estado, sediou a Taça Cidade de Santos – “Troféu Brás Cubas”. O evento, também realizado no sábado (25), reuniu 18 botonistas da baixada.

Festa caseira em Botucatu
            Em Botucatu, jogos em alto nível marcaram a Copa “José Pinto”. Na Primeira Fase, os 30 botonistas foram divididos em quatro grupos. Após jogarem em turno único dentro de seus grupos, os dois melhores de cada chave seguiram na disputa pela Série Ouro.
            A partir daí, teve início o mata-mata para se conhecer o campeão. Nas quartas de final, Léo Armani (Noroeste) eliminou Carioca (Sociedade Mineira); Ton Armani (Noroeste) passou por Dráusio (Botucatu); Alexandre Rubão (Botucatu) derrotou Agnaldo (Jaboticabal) e Alex Bahr (Corinthians) despachou Wellington (Jaboticabal). Nas semifinais, um duelo de “pai e filho”, definiu um finalista. Léo Armani, mostrando que aprendeu tudo e mais um pouco com o pai Ton, venceu por 5 a 3 e se garantiu na decisão. O outro finalista saiu da partida entre Alexandre Rubão, “dono da casa” contra ninguém mais, ninguém menos, que o campeão sulamericano Alex Bahr. E também por 5 a 3, Botucatu tinha um botonista na final.
            Na disputa pelo 7° Lugar, Dráusio venceu Agnaldo por 2 a 1; Wellington ficou com a 5ª posição, ao derrotar Carioca por 5 a 2. Na briga pelo 3° Lugar, Alex Bahr aplicou 9 a 4 em cima de Ton Armani e na grande decisão, Alexandre Rubão soltou o grito de campeão ao derrotar Léo Armani por 4 a 3. Detalhe: o título veio de forma invicta, com Alexandre conquistando 9 vitórias e apenas um empate, em 10 jogos disputados.
            Na Série Prata, o campeão foi João Pedro Gall (Clube do Botão). Pela Série Bronze, Pedro Neto (Clube do Botão) foi o campeão; e na Série Extra, o título ficou com Mingão (Noroeste).

Alexandre Rubão (ao centro) sagrou-se campeão da 4ª Copa "José Pinto"

Delegado manda na baixada
            No salão verde do Clube 2004, a bolinha de MF-200 também rolou pelas mesas litorâneas. 18 botonistas, representantes dos clubes: 2004, Portuguesa Santista e Ocian, se reuniram para o pontapé inicial da baixada, com a realização da Taça Cidade de Santos – “Troféu Brás Cubas”. Na primeira fase, os atletas foram divididos em três grupos, com seis botonistas cada. Após jogarem dentro de seus grupos, em turno único, o primeiro de cada chave, mais o melhor segundo colocado, avançaram para a fase semifinal.
            Novares, Diogo e Basílio foram os primeiros colocados e Bergamini passou como o melhor segundo. Nas semi, Bergamini derrotou Basílio por 8 a 4, enquanto no outro jogo, Diogo aplicou 4 a 2 em cima de Novaes.
            Na briga pela terceira colocação, Novaes e Basílio empataram em 4 a 4, porém, por ter a melhor campanha no geral, Basílio levou a melhor.
            Já na grande decisão, mesmo jogando "contra a torcida", Bergamini conseguiu se impor na mesa e ficou com o título, após derrotar Diogo por 5 a 4.

            Completaram o top 10 da Taça Santos, os seguintes botonistas: 5º Cléo; 6º Charleaux; 7º Marcus Vinícius; 8º Walnir; 9º. R. Cotting e 10º Junior Souza.

Bergamini (segundo da dir. p/ esq.) ficou com o título da Taça Cidade de Santos

Nenhum comentário: