terça-feira, 1 de julho de 2014

Rodrigo Ribeiro e a arte da decoração

Neste final de semana os botonistas paulistas vão às mesas, em plena Copa do Mundo, para a disputa da tradicional Taça São Paulo de Futebol de Mesa. A competição deste ano terá uma novidade: na categoria Adulto, os jogadores dos times da Capital, estarão reunidos, em todas as séries, no Ginásio Poliesportivo de São Bernardo do Campo. O torneio também terá séries no interior (Campinas) e litoral (Santos).
            E já que o assunto é Futebol de Mesa, Copa do Mundo, competição, um detalhe que chama a atenção: a decoração dos times. E quem vem fazendo bonito na arte é Rodrigo Ribeiro, botonista do Maria Zélia, que transformou o hobby em “profissão”. Nesta entrevista ao BLOG DO VALINI, o atleta explica como começou no ramo, as técnicas, os pedidos inusitados, a forma de trabalho e muito mais. Confira!

BLOG: Como e por que você começou a decorar botões?
Rodrigo: Sempre decorei meus próprios times, exceto uma vez ou outra que pedia a decoração. Decorava por gosto e para que outras pessoas admirassem minhas decorações. Isso foi aumentando e como tenho uma grande variedade de times (troco muito meus times reservas), a divulgação e interesse de outras pessoas foram aumentando automaticamente e tomando grandes porporções.

BLOG: Como praticamente não existe mais “decadry” no mercado para se comprar, qual é o tipo de material que você utiliza para decorar?
Rodrigo: Comprei alguns lotes grandes de decadry, letraset e decalc. Tenho cartelas para anos de decorações. Foi um investimento muito alto que fiz, mas agora estou colhendo frutos e aumentando ainda mais minhas opções de decorações.

BLOG: Qual é o segredo para decorar? Existe alguma técnica? Quanto tempo leva para um time ficar pronto?
Rodrigo: Acho que o principal é gostar. Fazer por obrigação ou com tempo apertado, normalmente não fica bom. Faço para todos, como se fossem meus times. Adoro ver meu trabalho nas mesas de jogo. Tem técnica, mas como é um trabalho artesanal, cada um acha seu jeito de decorar. A melhor técnica é a paciência! O tempo é um pouco relativo, depende da decoração e do material do botão, que às vezes não dá muita aderência. Minha produção máxima foram 13 times, em um domingo, das 8 da manhã até a meia-noite. Hoje uma encomenda está com o prazo de entrega em 20 dias.

BLOG: Quais foram os pedidos mais inusitados que você recebeu de decoração?
Rodrigo: Bom, convenhamos que o pessoal do nosso meio seja um pouco maluco, inclusive eu... Decorações de times em si, que eu me recorde, nada em especial, mas em relação a tempo, tem uns absurdos. Decorar de um dia para outro, chegar mais cedo em um torneio para decorar e o cara jogar, são alguns exemplos que já aconteceram.

BLOG: Quais são os times mais solicitados?
Rodrigo: Os times solicitados são os do momento. Campeões atuais e seleções marcantes são disparados os mais procurados. Time específico mais procurado é o Barcelona/ESP. Do Brasil, os times paulistas predominam nos pedidos.

BLOG: Com quais tipos de letras e números você trabalha?
Rodrigo: Devido ao meu investimento, tenho letras e números dos padrões habituais. Os tamanhos 2,5mm e 4,0mm são os mais usados.

BLOG: Você faz decoração apenas para os botonistas de São Paulo ou para todo o Brasil?
Rodrigo: O meu trabalho começou fazendo somente para o meu uso, depois cresceu para os amigos de clube, cresceu para o Futmesa paulista e hoje decoro para todas as cidades. Tenho, aproximadamente, 20 entregas por semana, sendo que as encomendas são para todas as regiões do Brasil.

BLOG: Como consegue lidar com as decorações e sua vida pessoal?
Rodrigo: O jogador é ansioso. Por mais que dê um prazo de entrega, muitos ficam, dia a dia, perguntando sobre como está seu pedido e isso mais interferindo em produção e no meu dia a dia pessoal. Em qualquer lugar que vá, ficam notificações em meu celular e quando dá uma folguinha atendo a todos.

BLOG: Qual o preço médio de uma decoração? Existe inadimplência?
Rodrigo: Os preços variam conforme gosto e imaginação do cliente (botobista), a mais simples começa com R$ 25,00. Conforme o uso maior de cores, mais cara fica devido ao custo de material. Já sobre problemas com pagamento, infelizmente tive e ainda tenho. Demorei quatro meses para receber uma decoração de R$ 30,00 e várias situações que acabam desgastando este trabalho.

BLOG: A decoração traz novos negócios?
Rodrigo: Trabalho muito com revenda de times. Times novos e muito bem conservados, que as pessoas não se adaptam, e me procuram para achar um time “com a sua cara”. A pessoa personaliza seu time e me entrega o que não gostou. Também possuo um estoque de times para aqueles que procuram times com preços acessíveis, bonitos e conservados, assim, os “apressadinhos” têm uma nova opção para adquirir seus times.

BLOG: Para aqueles que se interessam, quais são os seus contatos?
Rodrigo: Podem me procurar pelo telefone (11) 98037-1046, pelo e-mail rodrigotribeiro@ig.com.br ou na minha página no Facebook.

Confira abaixo algumas decorações já feitas por Rodrigo Ribeiro:






Nenhum comentário: