terça-feira, 23 de dezembro de 2014

A última postagem


Sim, meus amigos, é isso mesmo! Esta é a última postagem do BLOG DO VALINI. Infelizmente, como tudo na vida, ele chegou ao final. Hoje, venho me despedir por respeito a VOCÊ, que assim como eu, ama o Futebol de Mesa! Não quero simplesmente sumir sem dar satisfação, quero deixar minhas últimas palavras, aliás, preciso!
            Quando resolvi “dar vida” ao Futebol de Mesa, através da internet, há cerca de quatro anos, a intenção era tratar o esporte de maneira profissional. Hoje, vejo que muita coisa mudou, muita coisa mesmo. Não sei se o BLOG chegou a se tornar referência, mas não tenho dúvidas que consegui passar credibilidade nas informações. Durante esses anos, postei várias informações, notícias, resultados, análises, enfim, fiz com que cada amante do Futmesa pudesse se envolver, ainda mais, com o esporte.
            Erros? Com certeza houve muitos, mas sempre no intuito de esclarecer, informar, e nunca para prejudicar A,B ou C. É bem verdade também, que não consegui abranger todas as categorias, o que gerou algumas críticas, mas tenham certeza de uma coisa, procurei dar o meu melhor naquilo que me dispus a fazer.
            Foi aqui que “desvendamos” contratações impactantes, que anunciamos campeões, que cobrimos finais, enfim, tenho certeza que muito do que aqui foi postado foi importante para alguém, ajudou de alguma forma, e repito, isso sempre foi o intuito.
            Tomei essa decisão depois de muito pensar. O Futebol de Mesa não vai me deixar, não tem como, é o meu “vício”. Mas devo confessar: o “tesão” diminuiu, e muito. E o desapego veio aos poucos. Primeiro com a redução de torneios/jogos disputados, depois com a parada de ser um botonista federado, agora com o BLOG. Não se trata de nenhum motivo grave, não estou deprimido, nada, somente quero calar. E tenham certeza: o BLOG DO VALINI é, e sempre será um pedacinho de mim, do meu trabalho e um pedaço ainda maior da experiência e conhecimento que me trouxe. Conhecimento técnico e profissional, mas principalmente pessoal, pois me vi capaz de coisas que nem sabia que poderia realizar, e por fim, vi que posso fazer muito mais do que jamais pensei.
            Bem, ao final de tudo isso, o que posso dizer? Muito obrigado? Sem dúvida não é suficiente, mas o fato é: sou e serei eternamente grato a todos que acompanharam esse BLOG até hoje. Eu devo muito a vocês! Não vou encontrar palavras para agradecer a todos que, até hoje, postam seus comentários nas matérias, as milhares de visualizações e acessos, enfim, o importante é que valeu a pena!
            Claro que não deixo excluído em definitivo um retorno a este espaço, que trouxe para minha vida tantas amizades e coisas positivas, mas hoje, para esse atual momento da minha vida, acho a melhor solução. E quem quiser me “achar”, estarei sempre por aí, com o mesmo número de telefone, no WhatsApp ou Facebook.
            Para finalizar, deixo registrado aqui meu agradecimento a três pessoas que foram especiais e importantes para que o BLOG DO VALINI alcançasse o patamar atual: Edu Santos, Sérgio Ricardo e Duda. O apoio, incentivo, orientação, enfim, todas nossas conversas, jamais serão esquecidas. Valeu mesmo! Vocês são “fora de série”.
            Aproveito o momento para desejar, um Feliz Natal e um 2015 repleto de novos sonhos, novas expectativas, novos caminhos, novas realizações, novos desejos, novos projetos, novas esperanças...
            Que no novo ano tudo se renove e você possa, à todo instante, comemorar novas vitórias e conquistas.
            Felicidades! Prosperidade! Saúde! Paz! Tudo de melhor para você e família!

BOAS FESTAS!!!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

EXCLUSIVO: Dentinho assume a vice-presidência da regra 12 Toques


A penúltima semana do ano começou movimentada no que se refere ao Futebol de Mesa. E a notícia é de nível nacional. Após ser aclamado presidente da Federação Paulista da modalidade, Ernanes Roberto Felício Junior, mais conhecido como Dentinho, passou a ser o novo vice-presidente da regra 12 Toques da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM). Assim como ocorreu em São Paulo, Dentinho irá suceder José Jorge Farah Neto.
            “O Farah me indicou e me sinto preparado. A partir de 2015 e até o final de 2016, tudo o que se refere a regra 12 Toques no Brasil passa a ser de minha responsabilidade, afinal na CBFM, o vice da modalidade é como se fosse presidente”, explica Dentinho.
            Além de se tornar responsável pelos campeonatos Brasileiro (Individual e de Clubes) e Copa do Brasil, o novo gestor terá pela frente já em 2015, a elaboração do Campeonato Mundial de Futebol de Mesa, previsto para acontecer na Hungria.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Rodrigo Ribeiro deixa o Maria Zélia


Após anunciar o craque Farinha como reforço para 2015, o Maria Zélia sofreu nesta sexta-feira (19), sua terceira baixa. O botonista Rodrigo Ribeiro anunciou seu desligamento do clube. De acordo com o atleta, a saída foi tranqüila. “O Maria Zélia é um lugar que tenho muitos amigos e a amizade irá continuar”, justificou. Antes, o time do Belenzinho já havia perdido Barricelli (Círculo Militar) e Belini (Corinthians).
Rodrigo informou também que na próxima temporada irá defender o Corinthians. O fato de jogar pelo “time do coração” pesou na decisão. “Acredito que estar perto de craques, possa elevar meu nível de jogo. Mas 98% desse acerto é por eu ser corintiano roxo e pelo sonho de defender o Timão. Serei mais um no bando de loucos”, frisou.

Baixa:
            Único representante do interior na elite do Futmesa paulista, o Flamengo de Americana sofreu uma baixa para a próxima temporada. Tchaka anunciou que está parando em 2015. O motivo, segundo o botonista, é pessoal. “Surgiram outras prioridades antes do botão e prefiro me dedicar a outras coisas”, ressaltou o botonista, que já comunicou o clube do interior sobre seu desligamento.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

BOMBA no Futmesa paulista! Maria Zélia contrata ex-número 1 do ranking

A terça-feira (16) amanheceu agitada pelos lados do Belenzinho, em São Paulo. Após uma longa e intensa negociação, que durou quase toda a madrugada, o Maria Zélia anunciou seu primeiro reforço para a próxima temporada, e que reforço! Após ver dois de seus principais jogadores (Barricelli e Belini) deixarem o clube nos últimos dias, a equipe do Belenzinho resolveu investir alto e trazer um botonista de peso para compensar as perdas, e conseguiu. O clube anunciou a contratação de Farinha, ex-Círculo Militar. O atleta, que já foi o “special one” do ranking paulista, chega com a missão de comandar o time em 2015, ao lado de Garcia. O contrato do jogador é para uma temporada, com possibilidade de renovação, e a negociação teve participação direta de Vicente Muratore.
            O BLOG DO VALINI apurou que o atleta, inclusive, já teria se despedido de seus ex-companheiros de clube. Um dos fatores que pesou na decisão de Farinha em deixar o time do Ibirapuera foi a gravidez da esposa, o que fará com que o botonista diminua seu ritmo de treinamentos na próxima temporada.

2004 também apresenta reforços
            No litoral paulista, a noite da segunda-feira também foi movimentada. Após confirmar a contratação de Diogo, junto ao Ocian Praia Grande, o Clube 2004 anunciou de uma tacada só mais dois reforços. Também do Ocian chegou Cléo Junior e o do Fundação veio Vitor Luiz, que já na apresentação mostrou toda sua satisfação em estar voltando para casa. “A minha saída do Fundação e o retorno ao 2004 se deu por dois motivos. O primeiro, pelo fato do Clube 2004 ser a minha casa, onde eu comecei a jogar em agosto de 1990, aliás, eu só não joguei lá esses últimos anos, porque eles não estavam disputando o campeonato. E o segundo fato é porque trabalho aos domingos e também por ter que viajar sempre para jogar, seja em casa ou fora, além de não conseguir ir treinar com a equipe do CREF, clube ao qual sou muito grato e desejo toda a sorte do mundo”, explicou Vitor ao BLOG DO VALINI.

Vitor Luiz está de volta ao Clube 2004

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Mercado da Bola segue agitado em São Paulo

Belini ex-Maria Zélia é o novo reforço do Corinthians

O Futebol de Mesa continua movimentando os times paulistas e a segunda-feira (15) começou movimentada. A “bomba” do dia vem do Parque São Jorge. Após uma longa negociação, Belini, ex-Maria Zélia, foi anunciado como novo botonista do Corinthians para a próxima temporada. Com isso, o atual campeão brasileiro repõe a saída de Alex Bahr, que havia deixado o clube na semana passada e acertado seu retorno ao Palmeiras. “O Belini é corintiano, amigo meu, do Alessandro, do Kleber e do Valbono e, além de tudo, ainda joga Poker”, brincou Galdeano, um dos articuladores da transação.
            No interior, a notícia do dia foi a contratação de Dentinho pelo XV de Agosto, de Socorro. O jogador e novo presidente da Federação Paulista, se junta a Cássio, com o objetivo de levar a equipe do interior à elite do Futmessa paulista já em 2016.
            Já no litoral, a Portuguesa Santista, que vai debutar no Paulistão 2015, confirmou mais um reforço. Trata-se do experiente Kiko, ex-Fundação, que chega para ser um dos pilares da equipe na disputa da principal divisão do Estado.

sábado, 13 de dezembro de 2014

Novo presidente da FPFM intervém e evita fechamento de clube

A semana termina com uma grande notícia no Futmesa Paulista. O Fundação, de São Caetano do Sul, que estava prestes a encerrar suas atividades, continuará firme no cenário botonístico em 2015. A confirmação aconteceu na tarde deste sábado (13), após uma reunião, na sede do CREF, entre o novo presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa, Dentinho, e Wilson Brambilla, responsável pelo departamento de Futebol de Mesa do clube de São Caetano.
            “Eles (Fundação) tinham um pensamento sobre o Futmesa e como manter o clube, uma política que deve mudar em curto prazo”, explicou Dentinho ao BLOG DO VALINI.
            O novo presidente da FPFM também destacou que o novo formato da Copa Estado (Série A-2), ajudou na manutenção do departamento. “Foi determinante o formato da A-2 em 2015, que reunirá todas as equipes num mesmo local, disputando no dia duas partidas, uma de manhã e outra a tarde. Um conceito de evento teste para implantação de todas as categorias em 2016. Além disso, o incentivo e suporte da Federação Paulista aos clubes, a partir de 2015, relacionados a projetos de gestão e de relacionamento influenciaram na decisão”, justificou.
            Segundo Dentinho, na próxima temporada os times da Copa Estado de São Paulo continuarão jogando com equipes de cinco botonistas. A novidade é que subirão as duas primeiras para a elite do Futmesa paulista, mas não haverá rebaixamento em 2015. “Nosso objetivo é ter 10 equipes na A-1 e outras 10 na A-2 a partir de 2016”, acrescentou.
            Ainda sobre o Fundação, o clube dispõe de uma ampla sala, com ar condicionado, e oito mesas novas. O clube comunica que a estrutura do Fundação está de portas abertas para todos os interessados em praticar o esporte, assim como aos botonistas que queiram mudar de clube. “O Fundação também voltará a sediar eventos da Federação em 2015”, concluiu Dentinho.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Albarello deixa o Círculo Militar e retorna ao Meninos

Albarello (a esq) está de volta ao Meninos

O mercado da bola MF-200 fecha a semana agitado. A “bomba” desta sexta-feira foi a saída de Albarello do Círculo Militar. O atleta está retornando ao Meninos, desta vez para integrar o time principal, que irá defender o título paulista conquistado neste ano. Embora tenha ficado apenas uma temporada no clube do Ibirapuera, Albarello teve uma passagem vencedora pelo clube, onde comandou a equipe na conquista do Aspirantes.
            “Volto com o objetivo de ajudar o pessoal a organizar o clube”, explicou Albarello ao BLOG DO VALINI.
            Se por um lado Albarello está deixando o Círculo Militar, por outro, tem gente nova chegando. Trata-se de Barricelli (ex-Maria Zélia). O botonista chega para integrar o time principal.
Outro time que se movimentou nesta semana foi o Alianza (ex-Nacional). O clube anunciou a contratação de Marcante, que estava no Maria Zélia.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Bauru anuncia fusão com Botucatu


O final de temporada no Futmesa paulista está sendo agitado. Nesta terça-feira (9), a equipe do Noroeste de Bauru anunciou a fusão com a Botucatuense. O objetivo é fortalecer o interior e ter uma equipe competitiva para a próxima temporada. “Vamos ter uma equipe mais forte no interior”, destaca Ton Armani.
A equipe continuará se chamando A.A. Botucatuense e disputará a Copa Estado de São Paulo. Vale destacar que o Noroeste havia disputado a elite do Futebol de Mesa paulista nesta temporada, mas acabou rebaixado.
            Com a fusão, um pacotão de reforços desembarcou em Botucatu, são eles: Ton, Léo Armani, Marcio Rangel, Gustavo GB, João Victor e Molina.

Mercado da bola agitado no Futmesa paulista

Alex Bahr está de volta ao Palmeiras
A semana começou movimentada no Futebol de Mesa paulista. Após a disputa do Campeonato Paulista Individual, ocorrida no último sábado (6) e que teve o corintiano Tadeu como grande campeão, o mercado da bola ferveu.
            A “bomba” desta segunda-feira (8) foi o anúncio do retorno de Alex Bahr para o Palmeiras. O atleta que defendeu o Corinthians nas últimas duas temporadas, está de volta ao clube que o recebeu quando chegou do Paraná. “Recebi um convite para defender novamente o clube que me abriu as portas em São Paulo e decidi aceitar”, explicou o botonista ao BLOG DO VALINI.
            O ex-Nacional, agora Alianza, também anunciou o primeiro reforço para a próxima temporada. Trata-se do “veterano” Carlos Eduardo, que teve uma grande passagem pelo Palmeiras, mas que estava desde 2010 parado. Embora seja Master, chega para ajudar o Alianza na Copa Estado de São Paulo.
            Através das redes sociais, a Portuguesa Santista confirmou nesta segunda-feira, o primeiro reforço para disputar a elite do Futmesa paulista no próximo ano. Trata-se de Loiacono, que estava no Clube 2004.

Ponte Aérea:
            Quem também se movimentou nesse final de ano foi o atual campeão paulista Meninos. A equipe de São Bernardo do Campo perdeu o multicampeão Cássio, que após dois anos no ABC, decidiu diminuir as viagens e se desligou do clube de Rudge Ramos para se dedicar ao XV de Agosto, da cidade de Socorro. Após inúmeros títulos na elite do Futmesa paulista, o “Vovô”, como é carinhosamente chamado irá tentar no próximo ano o título da Copa Estado.
            Mas o Meninos não perdeu tempo e anunciou a fera carioca, Thiago Penna. Campeão brasileiro individual em 2008, o botonista promete dedicação total para vencer no Futmesa paulista. Nesta segunda-feira, o novo reforço do Meninos conversou com o BLOG DO VALINI.

BLOG: Por que resolveu vir para o Futebol de Mesa paulista?
Thiago Penna: Já era uma vontade antiga de fazer esse intercâmbio e tentar aprender um pouco com o modo de jogar paulista. Acredito que em tudo que fazemos sempre temos o que aprender e evoluir. Surgiu o convite do Meninos, que é um clube que me identifico, e decidi que essa era a hora.

BLOG: Pelo que você acompanha, principalmente no que ocorreu no último Brasileiro por Equipes, hoje, a diferença entre o Futmesa paulista e o carioca é grande?
Thiago Penna: Acho que tecnicamente não. O nível do Rio de Janeiro é muito alto. O Rio tem muitos jogadores que tecnicamente se equivalem com os jogadores de São Paulo, mas taticamente, São Paulo está na frente. O jeito de se passar as defesas mais detalhadamente e o clima que se cria faz a diferença na comparação com o Rio de Janeiro.

BLOG: O fato de até hoje nenhum botonista do Rio de Janeiro ter se destacado no Futmesa paulista se torna um desafio a mais para você?
Thiago Penna: Não penso muito nisso. Acho que cada jogador tem sua história. Não é um tabu que tentarei quebrar, apenas tentarei fazer o meu melhor e ser o máximo competitivo que eu puder.

BLOG: Você vem apenas para os jogos de equipes ou vai treinar também em São Bernardo e participar das competições individuais?
Thiago Penna: Irei para todos os jogos de equipes. O foco é esse! Mas não deixarei o individual de lado. A ideia é ir no máximo de campeonatos que eu puder. Treinarei no Rio e em São Bernardo quando eu estiver em São Paulo.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Nacional encerra suas atividades no Futmesa neste final de semana


O Campeonato Paulista Individual, competição que será disputada neste final de semana, marca o fim do Futmesa para um dos clubes mais tradicionais de São Paulo: o Nacional. Segundo informações publicadas por Otto Alemão, na rede social “Facebook”, nesta sexta-feira (5), a diretoria do clube pediu a sala que era usada para o Futebol de Mesa, oferecendo outra, sem condições para a prática da modalidade. “Tentamos dialogar sobre uma nova sala, ou até voltarmos para a sala antiga, porém não houve acordo com a direção do clube”, destacou Alemão.
            Porém, os botonistas agiram rápido e conseguiram um novo espaço para a modalidade. Trata-se do CEU Perus, bairro próximo a Rodovia Anhanguera. "O time passará a se chamar ALIANZA FUTMESA e a mudança de sede vai ser feita no final deste mês”, informou o botonista Laércio Rodrigues.
            O BLOG DO VALINI apurou que com a mudança de local, três botonistas estarão mudando de ares em 2015. São eles: Og Girão e os craques do Sub-18, Léo Rodrigues e Guilherme. O trio está de “malas prontas” a caminho do Corinthians.

Outro problema:
Outro clube que atravessa uma situação extremamente delicada é o Fundação. Uma reunião a ser realizada neste sábado (6), deve definir o futuro da equipe de São Caetano. A tendência é que o Departamento de Futebol de Mesa seja encerrado.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Novo presidente da FPFM prevê temporada maior em 2015 e anuncia novidades

Antes mesmo de assumir, de forma oficial, a presidência da Federação Paulista de Futebol de Mesa (FPFM), o novo presidente Dentinho, já começou a traçar o calendário botonístico do próximo ano. Realizando reuniões semanais com sua equipe, a temporada 2015 está próxima de ser definida. A assembleia está marcada para acontecer no dia 10 de janeiro e, duas semanas depois, no dia 24, a primeira novidade: o Torneio Início, tradicional competição que abre a temporada, deverá ser realizado na aprazível cidade de Socorro. “Estou apenas no aguardo do Zucatto e do Quinho para a confirmação final”, explicou o presidente ao BLOG DO VALINI.
            Outra novidade diz respeito aos torneios individuais, que deverão ter mais datas em 2015. “Nossa ideia é promover três Abertos, com 64 botonistas no sábado e outros 64 botonistas no domingo, com as séries sendo definidas a partir da segunda fase. Esse formato voltará a ter Série Ouro, Prata, etc... O objetivo é aumentar a retenção de botonistas até o final do torneio. Além disso, teremos mais três torneios individuais, nos moldes do que já acontece, com 32 botonistas por série, sendo definidos pelo ranking, que continuará tendo divisões (primeira, segunda, terceira,etc...). Pretendo criar ainda mais um individual, que é a Copa dos Campeões. E também projeto já para o próximo ano um Torneio Rio-São Paulo”, explica Dentinho.
            Os campeonatos por equipes também devem passar por modificações. Uma delas é com relação a Aspirantes. “A categoria Aspirantes vamos fazer por etapas, com todas as equipes juntas num mesmo local. Vamos fortalecer essa categoria de formação técnica no Adulto”, completa.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Vinícius Ramalho abre o jogo: “Eu sou o botonista mais feliz do mundo!”

Denis e Vinícius: título em família e para a família!
O inédito título de Campeão Paulista de Futebol de Mesa, conquistado pelo Meninos neste final de semana, coroou o trabalho de um botonista em especial: Vinícius Ramalho! O “homem forte” de Rudge Ramos foi o principal responsável pela formação desse time vencedor e, sem dúvidas, o que mais vibrou e se emocionou com o feito alcançado.
            Na noite deste domingo (30), o BLOG DO VALINI conseguiu conversar com Vinícius sobre tudo o que envolveu essa conquista. Ainda na redação do jornal “Diário do Grande ABC”, o botonista e mananger, por mais de uma hora falou sobre os bastidores desta final e detalhou a importância e o peso desse título pra o clube.

BLOG: O que a conquista de hoje representa para você?
Vinícius Ramalho: Representa a realização de um sonho. Na vida, a gente tem alguns objetivos e, desde o dia que meu pai faleceu, eu tinha um sonho, de levar essa loucura dele chamada Futmesa adiante. Ele não se conformava com o fim do Volkswagen Clube, que São Bernardo não tivesse uma equipe. Fui atrás disso e, com muita gente dando seu empurrãozinho, consegui não só criar um departamento que hoje é consolidado e, com esse título, o melhor de São Paulo. Hoje eu sou o botonista mais feliz do mundo!

BLOG: O fato desse tão sonhado título ter vindo exatamente em São Bernardo, na sala que leva o nome do teu pai (Marcio Ramalho), valoriza ainda mais essa conquista?
Vinícius Ramalho: Sem dúvida! Se eu pudesse escrever um roteiro para essa conquista, ele não seria tão perfeito. Ganhar do atual campeão brasileiro e ainda dentro daquela sala que chegamos pouco menos de 13 anos atrás e era um mezanino, com restos dos bailes de Carnaval do clube e transformamos em uma das melhores salas para a prática do esporte, com o nome do meu pai... Foi perfeito!

BLOG: O que fez a diferença a favor do Meninos neste Paulistão?
Vinícius Ramalho: A experiência que adquirimos com o passar dos tempos. Primeiro que jogando contra os grandes, aprendendo a ganhar deles, começamos a nos acostumar com os grandes jogos. Segundo que os jogadores que hoje fazem parte do nosso elenco, já estão acostumados a jogar contra grandes nomes e isso fez a conquista amadurecer. Eu sempre disse que subiríamos degrau por degrau e hoje subimos mais um, o mais importante deles.

BLOG: Toda conquista também tem seus percalços. Quando o time perdeu a primeira semifinal para o Maria Zélia, o Lê disse que vocês estavam sem foco. Isso realmente aconteceu? O time achou que passaria fácil para a final?
Vinícius Ramalho: Não acho que foi falta de foco, mas no jogo contra o Palmeiras, que fechou a primeira fase, e contra o Maria Zélia, na primeira partida da semifinal, realmente o time não estava com a pegada que nos credenciou à classificação. Nunca achamos que passaríamos fácil por ninguém, até porque, para o Meninos tudo sempre foi muito difícil. A gente sempre entrou sabendo que encararíamos “dinossauros” doFutmesa como Palmeiras, Corinthians, Círculo Militar e Maria Zélia, não tinha como ser fácil contra esses clube tão vencedores e tradicionais.

BLOG: No último Brasileiro por Equipes, vocês vinham em uma campanha espetacular, foram os primeiros a se classificar para as semifinais, mas o time acabou perdendo, não só a primeira colocação do grupo na última rodada, como também caiu nas semifinais justamente para o Corinthians. O que aconteceu com a equipe? Houve desentendimento entre botonistas?
Vinícius Ramalho: É engraçada essa história de desentendimento entre jogadores. Perdemos porque nosso rendimento caiu nos últimos dois jogos da nossa campanha e porque do outro lado tinham dois grandes adversários. Não sei de onde surgiu esse boato de briga, discussão, ou qualquer outra coisa. Aliás, até sei, mas isso nçao vem ao caso agora. O desentendimento foi tão grande que depois de perdermos para a Friburguense, fomos para a cada do Denis (Constantino) e ficamos em um churrasco até quase duas da manhã.

BLOG: E como foi essa semana que antecedeu a final? Afinal, vocês iriam enfrentar novamente quem acabava de eliminá-los do Brasileiro por Equipes.
Vinícius Ramalho: Foi de muita conversa entre os jogadores. A gente precisava ter na cabeça que um jogo de seis jogadores era diferente de um jogo com quatro e, que um campeonato de um ano inteiro era diferente de um disputado em um final de semana. Apesar da derrota na semifinal do Brasileiro, a confiança era muito grande. No sábado (29), todos do time foram treinar e conversaram muito sobre o que iríamos enfrentar. Mas nunca perdemos a confiança, mesmo após a eliminação no Brasileiro.

BLOG: Na final deste domingo, a equipe do Meninos só conseguiu passar a frente no placar na penúltima rodada. Em algum momento, você temeu pelo pior?
Vinícius Ramalho: É claro que ficando atrás no placar, fica aquela sensação de será que não vai dar de novo? Mas a gente falava internamente que nossas melhores rodadas eram sempre a quinta. E foi na quinta que a gente praticamente venceu o jogo com um 08 a 04.

BLOG: No meio esportivo a conversa é que sempre é mais difícil se manter no topo do que chegar nele. Hoje o Meninos está no topo. E agora? O que você projeta?
Vinícius Ramalho: Projeto ainda mais. Esse jargão de que se manter no topo é o mais difícil faz sentido, mas no nosso caso, acho que é um time com muita qualidade e que precisava tirar esse “peso” das costas. Agora acho que a tendência é se estabelecer ainda mais entre os grandes.

BLOG: O Meninos perde alguém desse time para 2015 ou mantém a equipe e ainda trará reforços para a próxima temporada?
Vinícius Ramalho: Não estávamos trabalhando com isso até hoje. O foco era o título. Pelas conversas que tenho com os jogadores do nosso elenco, não vamos perder ninguém e já temos um grande reforço fechado, mas que será anunciado no momento oportuno.

BLOG: Para quem você dedica esse título?
Vinícius Ramalho: Difícil de dedicar só para uma pessoa e não quero ser injusto com alguém. Mas, primeiro para meu pai, que um dia me ensinou a jogar Futebol de Mesa e me mostrou que isso não era brincadeira de criança. Depois à todos os botonistas que um dia vestiram a camisa do Meninos, desde os novatos, até os grandes campeões. Ao presidente do clube, o folclórico Simpson e ao Roberto, que é um fez tudo no Meninos e sempre acreditou no nosso departamento pelo apoio nos bastidores. Ao Denis (Constantino) pela luta diária nesses quase treze anos. Ao Faccio, capitão do time, que foi o cara que mais brigou por tudo isso e que merecia mais do que ninguém esse título. Ao Lê, nosso craque, que ano passado sofreu muito com a derrota na final e esse ano jogou muito, coroando sua campanha com 12 pontos na final. Ao Edu Santos, sempre frio e que com seu jeito se encaixou como uma luva no nosso grupo, sendo valorizado com o craque que é. Ao Cássio, aquele que eu lia as “Dicas do Cássio” no site e que veio para nossa equipe para nos ensinar tanto. Ao Vanno, que foi morar no interior durante um período, esteve desgostoso com o Futmesa, mas voltou focado esse ano e foi importante demais. Ao Sérgio Ricardo, nosso baladeiro que entendeu sua importância no final da temporada e foi muito importante nos jogos decisivos com a sua experiência. Ao Giorgio, craque das mesas e depois de idas e vindas entendeu que seu lugar era o Meninos, perseverou até chegar nesse título. Aos botonistas do B, do C, enfim, a todos que um dia acreditaram nesse sonho e torceram por nós. Esse 30 de novembro de 2014 jamais será esquecido por mim.