sábado, 31 de março de 2012

Números da “Era Fonseca” colocariam Ituano no G-8 do Paulistão


O técnico Roberto Fonseca completa neste domingo (1º) contra o São Paulo, dez jogos no comando do Galo Ituano. E o desempenho do treinador merece elogios. Fonseca assumiu o time na última colocação do Paulistão e, nove rodadas depois, não só livrou o Ituano do rebaixamento, como colocou o time na briga por uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.
O aproveitamento do Rubro-Negro, desde que Roberto Fonseca chegou à Itu é de 55,5%, ou seja, se a média tivesse sido mantida desde o início do Paulistão, o Ituano estaria no grupo dos 8 que vão se classificar para as quartas de final do Campeonato Paulista. Prova disso, é que o Bragantino, atual 8º colocado e seis pontos a frente do Paulista (9º) e do próprio Ituano (10º) possui apenas 54,2% de aproveitamento.
Mas os números da “Era Fonseca” impressionam. Sob seu comando, o Galo disputou cinco jogos fora de casa, vencendo três (Xv de Piracicaba, Comercial e Botafogo), empatando um (Mogi Mirim) e perdendo apenas uma partida (Ponte Preta). Aliás, a equipe de Itu não perde como visitante desde o dia 22 de fevereiro (quatro jogos).
Em casa o desempenho é modesto, com uma vitória (Paulista), dois empates (Catanduvense e São Caetano) e uma derrota (Linense).
O ataque também evoluiu com Fonseca. Se nas sete primeiras rodadas do Paulistão, o Ituano havia feito apenas seis gols, em nove jogos sob o comando do novo treinador a equipe marcou 14 vezes, aliás, com Roberto Fonseca no banco, o Galo só não fez gol na partida contra a Ponte Preta (dia 22 de fevereiro).
A defesa melhorou significativamente neste período. Com Ruy Scarpino, o time levou 13 gols em sete jogos, uma média de quase dois por partida. Com Roberto Fonseca, foram 12 gols sofridos em nove jogos, uma média de 1,33 gol por jogo.
Faltando apenas três rodadas para o término da primeira fase do Paulistão, o Ituano não terá vida fácil pela frente. Além do compromisso de amanhã contra o líder São Paulo, no estádio Novelli Junior, o Galo terá o Mirassol, em casa no próximo dia 7/04 e o Oeste fora no dia 14/04. As chances de classificação no G-8 são remotas, no Torneio do Interior, improváveis e na Série D do Brasileiro, razoáveis, mas para quem tirou a equipe, literalmente da lama, é bom não duvidar do potencial de Fonseca e acreditar até mesmo, no improvável.

Nenhum comentário: