quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Da França, Rafael Santos afirma: “Estou voltando!”


Passado o período eleitoral, que rendeu um longo e cansativo trabalho a este blogueiro, o BLOG DO VALINI volta a destacar o mundo botonístico. E para (re)começar, nada melhor do que ir além fronteiras. Por isso, viajamos até a França, mais precisamente a cidade de Rennes, onde se encontra Rafael Santos (foto), o “filho ilustre” da Família Santos. Petha, como ficou conhecido no meio do Futmesa paulista, iniciou a temporada 2012 como jogador da equipe principal do Círculo Militar. Porém, uma proposta tentadora para iniciar um trabalho na Europa, o tirou do Brasil. Passados alguns meses, o botonista fala da evolução do Futmesa francês, a adaptação ao clima e cultura europeu e já cogita uma possível volta ao país. Confira a entrevista:

BLOG: Como foi ter que abandonar o Círculo Militar logo no início da temporada e ir para a França?
Rafa: Foi complicado, por alguns motivos. Em primeiro lugar, deixar de ter o convívio de amigos de tanto tempo, mesmo que por um período curto, é sempre complicado. Outro fator negativo foi o fato de bem no ano em que a oportunidade no time principal do Círculo Militar surgiu, eu tive que abortar a missão. Uma pena. Mas profissionalmente, era uma oportunidade única e não podia ser desperdiçada.

BLOG: Em que nível está o Futmesa francês?
Rafa: Futmesa francês tem evoluído. Começo de trabalho, mas um trabalho que vem sendo desenvolvido com seriedade, visando o próximo mundial, logo ali, na Hungria (2015). A ideia é montar uma equipe com atletas consagrados, acostumados com Copas do Mundo, como Zidade, Blanc, Deschamps e mais um. O time base é esse.

BLOG: O idioma francês é muito complicado? Te atrapalhou?
Rafa: Me atrapalhou no início, mas aqui no interior não se tem muita opção. É francês ou francês. Então vou me arriscando, falando um francês malemolente, um “frantuguês”! Mas a linguagem do Futmesa é universal, isso facilita muito as coisas.

BLOG: Pode-se dizer q a sua contratação para o Futmesa francês foi nos mesmos patamares do Ibrahimovic pelo Paris Saint Germain?
Rafa: Com valores um pouco mais modestos, mas com impacto muito parecido.

BLOG: E a adaptação a cultura francesa, como foi?
Rafa: É de certa forma complicado, até o momento ainda não me adaptei por completo. A alimentação é excelente, o povo hospitaleiro, mas ainda é complicado permanecer em ambientes fechados. Alguns laboratórios da região tentam desenvolver uma bolinha que resista ao vento e ainda assim fique leve, para a prática outdoor do futmesa.

BLOG: Existe alguma semelhança entre a cidade de Rennes e Campinas?
Rafa: Algumas semelhanças, como a alegria de muitos habitantes. E como parte de Campinas, a cidade conta com um grande clima universitário, aquele clima jovial, com mais de 50.000 estudantes nas universidades. A ideia é aproveitar essa característica pra desenvolver o Futmesa a longo prazo.

BLOG: Quem é o melhor da Família Santos? Rafa ou Dudu?
Rafa: Dudu, sem dúvida, craque. Já apelidado de Pelezinho por Thiago, não à toa. Atleta dedicado, decisivo, que faz grande falta ao poderoso Círculo Militar em 2012, na briga por mais um título. Mas temos algumas semelhanças, viemos da mesma "escola" de futebol de mesa, futebol rápido, atrevido, partindo pra dentro da defesa adversária. Buscando o ataque a todo momento. Mas ele está passos à frente.

BLOG: E por que escolheram você e não ele para desenvolver o esporte na França?
Rafa: Dois motivos: eu sou mais jovem, tenho mais disposição. Além disso, o LAOR estipulou uma multa muito alta pra tirar um dos principais atletas, ao lado de Neymar e Gérson Magrão, do elenco do centenário.

BLOG: E como o senhor está vendo, mesmo que a distância, o Futmesa paulista neste ano?
Rafa: Estou tentando acompanhar de perto o Círculo Militar, que sentiu minha ausência no 1o turno, mas se recuperou e está muito forte em busca da vaga na final, com o objetivo de alcançar o 11o título. Vi com bons olhos também a vitória palmeirense no Brasileiro por Equipes, equipe não vive um grande momento, mas mostrou força e papou mais uma vez. Surpresas agradáveis na A-2, o caçula CDB (Clube do Botão) buscando o acesso, bem legal também. No individual, destaco a liderança de Valbono no ranking, um monstro. Três botonistas do Círculo Militar entre os seis primeiros, com especial destaque ao nosso cabeça, BV (Bruno Varoli), grande ano! E por último o título do Vovô (Cássio) no último aberto, sensacional!

BLOG: Quais os planos para 2013? Volta pra o Brasil ou permanece na Europa?
Rafa: Olha, esta é uma boa pergunta. Havia um plano inicial de ficar na Europa. Aí, o plano mudou, e a volta pro Brasil era dada como certa, mas coisas aconteceram e tudo pode mudar a qualquer momento. No início do ano, converso com meu “staff” na capital paulista e na capital do interior, e decido meu futuro. Mas com o trabalho aqui já bem encaminhado, o destino deve ser o Brasil.

BLOG: Apesar de ter ficado alguns meses na Europa, acredita que na sua volta ao Brasil precisará passar por um período de adaptação?
Rafa: Sem dúvida, o Futebol de Mesa aqui não é do mesmo nível, mas farei uma pré-temporada forte. E a equipe chega com energias renovadas, prontas para desenvolver um bom nível de Futmesa.

BLOG: Especula-se que você retorna para conduzir uma grande equipe paulista na próxima temporada. Procede? pode nos dizer de quem se trata e qual será seu trabalho?
Rafa: Especulações já colocaram até o Ganso no Corinthians. Coisas da imprensa marrom. Claro que podemos ter algumas surpresas durante a janela de transferências, mas no momento meu pensamento está na região do Ibirapuera, nos títulos do A e do B dos companheiros do Círculo Militar. Mas seja no Círculo ou em outro lugar, meu compromisso é com o grupo, tanto na mesa quanto nos bastidores, quando necessário. Mas blogueiros como Ivan Valini, Bruno Varoli, Ricardo Perrone, especulam muito. O momento agora é de pensar nas decisões.

BLOG: E falando em futebol, quem fica campeão brasileiro? E o Palmeiras cai?
Rafa: Fluminense leva e o Porcão escapa, cai o Coxa. Ano que vem serão sete paulistas na principal divisão do futebol brasileiro, anota aí!

BLOG: Gros câlin et à bientôt
Rafa:  Hug! À bientôt, au revoir!

Um comentário:

José Carlos disse...

A única partida de futmesa realizada em solo francês foi entre esse que aqui escreve e o atleta vascaíno Marcelo Lages, quando da passagem deste último pela Europa para disputar um torneio de Subbuteo na Holanda.