sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Zuccato esclarece pedido de um Open em Socorro

Acontece neste sábado (19), a Assembleia Geral da Federação Paulista de Futebol de Mesa (FPFM) que irá definir, oficialmente, o calendário do ano botonístico de 2013. Porém, na semana que antecede a reunião, um assunto ganhou chamou a atenção. A não realização de um Open (torneio individual) na cidade de Socorro. A manifestação, através de e-mails e redes sociais foi feita pelo atleta Cesar Zuccato (foto), do clube Xv de Agosto. Filho do saudoso Anacleto, que muito fez pelo esporte no interior paulista, Zuccato conversou com o BLOG DO VALINI nesta sexta-feira (18) e explicou a situação, bem como sua indignação com a decisão tomada pela FPFM e espera que o caso seja novamente revisto amanhã.

BLOG: Qual a importância para Socorro/XV de Agosto sediar um Open?
Zuccato: É importante para a divulgação do esporte em nossa cidade, divulgação do clube, com isso podendo gerar apoio da prefeitura, do clube, atrair patrocinadores e principalmente despertar nos visitantes o interesse de conhecerem nosso esporte e possivelmente fazerem parte de nossa equipe.

BLOG: A decisão de se manifestar sobre a centralização de todos os individuais no Meninos foi sua ou do clube?
Zuccato: A decisão foi tomada pelo departamento de Futebol de Mesa do clube.

BLOG: Vocês pretendem se manifestar na Assembleia deste sábado? O clube estará presente?
Zuccato: Fica a critério da Federação (FPFM) colocar o assunto em pauta, sendo que será apresentado o calendário. Nossa manifestação já foi feita via redes sociais e e-mails. Estaremos presentes na Assembleia deste sábado.

BLOG: Por que essa reivindicação está sendo feita apenas agora, uma vez que tivemos a Assembleia de outubro e nada disso foi cogitado?
Zuccato: Para ser discutido nesta nova assembleia. Sei que não estávamos presentes, portanto não poderíamos reivindicar, mas o que foi passado para nós, quando fizemos o pedido de UM Super Open, foi que a decisão foi tomada pela Federação junto aos representantes dos clubes e conversando com os representantes dos clubes vimos que não foi bem isso, pois todos apoiaram pelo menos um torneio ser disputado em Socorro devido a tradição.

BLOG: Você acha que o fato de vários clubes terem se manifestados favoráveis ao seu pedido podem ajudar a reverter a situação?
Zuccato: Acreditamos que sim, isso nos dá força, mas não estamos querendo causar atrito com a FPFM, nem com o Meninos. Estamos decepcionados com a decisão de não haver um torneio de grande expressão em nosso clube. Há 20 anos realizamos pelo menos um grande torneio, jogadores aproveitam para passar o fim de semana com suas famílias; há dois anos atrás, após o falecimento do Anacleto (meu pai) a FPFM realizou um dos torneios mais bonitos e emocionantes aqui, com todas as séries em homenagem, fizeram camisetas em homenagem e depois tiram o torneio de nós. Sabemos que é trabalhosos realizar um torneio, até tiro o chapéu para o pessoal do Meninos se disporem a fazer esse trabalho em todos os torneios, que não é nada fácil, mas também estamos disponíveis e não queremos ser esquecidos.

BLOG: Em caso de não aceitação por parte da Federação, vocês pretendem tomar outras atitudes?
Zuccato: Tomar atitudes não, só que entendemos que se não há interesse em realizar um torneio aqui esse ano, também não haverá para realizar em outros anos, pois não vamos nos esquentar com isso nem nos oferecermos e disponibilizarmos.

BLOG: Existe a possibilidade, inclusive, do Xv de Agosto deixar a Federação?
Zuccato: Por esse motivo não, se um dia deixarmos de participar da FPFM é por falta de jogadores, pois estamos com um número baixo de atletas e um torneio desses motiva ex-jogadores a voltarem, além do surgimento de novos jogadores.

Nenhum comentário: