quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Do Futebol de Mesa ao Super Bowl

 Three day! Esse é o tempo que falta para a finalíssima do XLVII Super Bowl, jogo que definirá qual é o melhor time do futebol americano. A partida acontece neste domingo (3), às 21h30 (horário de Brasília) em Nova Orleans (Estados Unidos) e reunirá Baltimore Ravens e San Francisco 49ers. E como o assunto da semana é o Super Bowl 2013, o BLOG DO VALINI resolveu ouvir um grande botonista, apaixonados pelo esporte da terra do “Tio Sam”. Ele retratam toda a expectativa em volta desse grande jogo, analisa as chances das equipes, os destaques e fala ainda sobre a magia desse esporte. Confira a aula do "professor Perrotti":

A Magia do Super Bowl
Muitos me perguntam como fui me interessar pelo Futebol Americano. O interesse vem desde criança, nas minhas férias de janeiro. Geralmente, viajava para o Guarujá com os meus pais e ficava até tarde da noite assistindo todo tipo de esporte que passava na televisão. Invariavelmente, a Rede Bandeirantes transmitia o “Orange Bowl”, que é a uma das inúmeras decisões do Futebol Americano Universitário. Ficava encantando com as jogadas e a paixão que o americano tem pelo jogo. É quase um ritual assistir a um jogo desses: é necessário entender as regras (que não são muito difíceis), pois cada jogada tem uma razão e um propósito bem específico!
Apesar da aparente violência, que facilmente é abstraída pela dinâmica e pela movimentação dos jogadores, trata-se de um jogo essencialmente de estratégia, equiparado às operações militares. O objetivo é fazer com que o seu time atinja a meta adversária, seja por “terra” ou pelo “ar”, conduzindo ou lançando uma bola oval, em um número determinado e limitado de jogadas. E é essa a beleza do Futebol Americano: cada jogada é planejada antecipadamente e deve ser cirurgicamente executada, para que se atinja o sucesso. Existe pouca chance para improviso.
Neste domingo, ocorrerá a apoteose do Futebol Americano, evento conhecido com “Super Bowl”. É a maior audiência da Televisão Norte Americana e cada segundo no mercado publicitário vale milhões (de dólares!). Trata-se da grande final entre San Francisco 49ers e Baltimore Ravens.


 

O San Francisco 49ers (coincidentemente é o time que torço!) é considerada uma equipe mais tradicional, com 5 títulos da Liga (1981, 1984, 1988, 1989 e1994). Tem como destaque o jovem e novato “Quarterback” Colin Kaepernick, com 25 anos. Para quem não sabe, o Quarterback é o principal jogador da equipe, responsável pela organização e execução das jogadas. A equipe depende essencialmente dos seus passes e de sua estratégia durante o jogo. Diferente de outros jogadores da mesma posição, que simplesmente recebem a bola e a lançam para outro colega que se encontra à frente, o Quarterback Colin Kaepernick costuma surpreender as defesas inimigas conduzindo pessoalmente a bola, enfrentando “face a face” a linha adversária, ganhando jardas essenciais para campanha da sua equipe. Fiquem atentos para esse jogador, que pode ser decisivo no Super Bowl neste domingo.
Quanto ao Baltimore Ravens, foi vitorioso na Liga apenas uma vez, no ano de 2000. Entretanto, surpreendeu a todos neste ano, ao derrotar o favorito New England Patriots (equipe de Tom Brady, marido de Gisele Bündchen) na semi final, na casa do adversário. Todos apostavam na performance da defesa do Baltimore Ravens...Porém, foi o ataque que decidiu a vitória sobre o New England Patriots! Fiquem atentos às jogadas de Joseph Vincent "Joe" Flacco, que é o Quarterback do Baltimore Ravens: de estilo tradicional e pouco inovador, sabe como ninguém o momento certo para fazer os passes. Mas o jogador da vez do Baltimore Ravens é Ray Anthony Lewis, que atua como Linebacker e seu objetivo é defender contra passes curtos e atacar o Quarterback adversário. Veterano e considerado o melhor da sua posição em mais de uma dezena de vezes, essa é a sua última temporada, devendo se aposentar neste Super Bowl. Motivação não faltará para ele e para a sua equipe!
Por fim, a cereja do bolo: o San Francisco 49ers é treinado por Jim Harbaugh, enquanto que o Baltimore Ravens é treinado por John Harbaugh... Perceberam a coincidência? Ambos são irmãos! Guerra em família! Se fizermos um comparativo com o nosso futebol, temos que Jim Harbaugh é mais emotivo, muito parecido com o nosso Felipão! Se desespera durante o jogo, sempre questiona a marcação de alguma penalidade contra o seu time e é muito engraçado acompanhar as suas “caras e bocas”. Do outro lado, temos John Harbaugh, que é mais sério e estrategista... O seu temperamento lembra muito o de Mano Menezes, se fizermos um comparativo com o nosso futebol.
Se não gostam de Futebol Americano, não tem problema... Mas uma coisa eu garanto a qualidade e assino embaixo: não percam a Festa entre o segundo tempo e o terceiro tempo do jogo! Nem pensem em ir ao banheiro ou fazer uma boquinha na cozinha!!! O jogo é demorado e todos terão tempo suficiente para qualquer outro tipo de atividade “extra jogo”... Mas, repito, não percam a Festa do meio tempo! É uma mega produção de deixar arrepiado! Com a participação de grandes artistas internacionais, o show é pirotécnico e é uma das coisas mais lindas para se ver!
Enfim... A sorte está lançada e a diversão garantida! Encomendem a sua Budweiser, pois a minha geladeira já está cheia!

Paulo Salvador Ribeiro Perrotti - Advogado, Botonista e um amante do Futebol Americano


Nenhum comentário: