sexta-feira, 5 de abril de 2013

Paulistão entra na terceira rodada com jogo decisivo



Será disputada neste domingo (7), a 3ª rodada da Primeira Fase do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa. Embora a competição esteja ainda no início, das quatro partidas que serão realizadas, uma é decisiva: o confronto entre Fundação e Clube do Botão. O jogo, que acontece às 9h na cidade de São Caetano, é uma reedição da final da última Copa Estado. Porém, mais que isso, as duas equipes ainda não venceram no Paulista e quem perder, irá se aproximar ainda mais do fantasma do rebaixamento.
            Pelos lados do time campineiro, João Pedro Gall demonstra confiança, mas prevê uma partida equilibrada. “Vai ser um jogo disputado de igual para igual, do início ao fim, como foi no passado. Mas espero que desta vez possamos vencer”. Questionado pelo BLOG se o jogo deste domingo será decisivo para a permanência da equipe na Primeira Divisão, o botonista do CDB diz que o time não pode depender apenas dessa partida para decidir seu futuro na competição. “Não será somente esse jogo, não podemos focar somente neles e perder os outros. Temos que entrar focado em todos os jogos, independentemente do adversário”.
            Pelos lados do Fundação, o clima é de apreensão. Contratado para essa temporada, Tchaka acredita que o time perdedor praticamente estará rebaixado. “A chance de rebaixamento é válida para as duas equipes, mas vamos lutar para não cair e fazer uma partida legal”. Sobre o fato de enfrentar seus antigos companheiros de Bloco do “R”, o atleta do CREF afirma que será um confronto tranquilo. “Acho que em primeiro lugar temos que ter espírito esportivo. E depois você colocar seu jogo na mesa para tentar vencer eles”.

Duelo de Titãs em São Bernardo
            Outro grande jogo da rodada está marcado para Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, onde o Meninos recebe o atual campeão Corinthians. O time da casa, que estreou com derrota na competição, mas se reabilitou na última rodada, faz sua primeira partida como mandante na temporada. Para o experiente Cássio, a equipe do ABC terá que encontrar seu jogo se quiser sair vencedora. “É um jogo dificílimo, pois todos os jogadores do Corinthians estão em ótima fase. Para o Meninos ter alguma chance, precisa que todos estejam concentrados e no seu melhor dia”.
            Para o Corinthians, o confronto deste final de semana será o primeiro grande teste do time na temporada. “Em minha opinião será o primeiro grande jogo do Paulista. O Meninos, como sabemos, se reforçou e é uma das forças para o título de 2013. A única maneira de sairmos com a vitória, e acho que isto serve para qualquer partida, é a tranquilidade. Mas a equipe está bem”, ressalta o botonista Sérgio Ricardo.

Davi contra Golias
            No Ipiranga, a equipe do Palmeiras, tenta manter os 100% de aproveitamento na competição contra o lanterna Cisplatina. As vitórias contra Meninos e Círculo Militar encheram de moral o time alviverde, mas para Dentinho, o foco tem que ser o mesmo dos demais jogos. “A partida é encarada como todas as outras partidas, querendo vencer. Treinamos na semana e neste sábado tem mais treino marcado”. Apesar do ótimo início, o atleta prefere manter os pés no chão sobre o rendimento da equipe e descarta favoritismo ao título. “Quanto a ser favorito, você sabe que isso não existe, até porque existem equipes muito iguais e finais são diferentes. O que vale hoje é a nossa vontade de jogar botão e isso está rolando”.
            No Cisplatina, a ordem é jogar no limite. Pelo menos é assim que destaca o botonista Guerra. “Espero fazer um grande confronto e jogar o melhor possível. Sabemos das dificuldades e das diferenças entre os times, mas esperamos fazer um jogo melhor do que fizemos contra o Maria Zélia e tentar dificultar as coisas para o Palmeiras”. O ex-palmeirense também fala sobre o fato de reencontrar seus ex-companheiros de clube. “É uma grande honra e uma grande oportunidade de confrontar meus amigos e alguns dos melhores jogadores que já vi jogar e joguei junto, como Mauro, Michilin e Jefferson. Como palmeirense que sou, e tendo jogado 17 no Verdão, o coração sempre estará lá no Parque, agora Arena. Mas agora represento as cores do Cispla”.

Na luta pelo topo
            No jogo que fecha a rodada, Maria Zélia e Círculo Militar duelam em um confronto, no mínimo, interessante. O time do Belenzinho, que iniciou o campeonato como uma grande incógnita, vem de duas vitórias consecutivas e pode se firmar ainda mais na briga pela ponta do grupo. Desfalque na última partida, mas presença certa neste domingo, Garcia prefere adotar a cautela para relatar o bom momento do time. “Com as saídas de jogadores que tivemos nos últimos anos, a equipe se mantém realista, sem muitas pretensões, pois reconhecemos nossas limitações. Sobre os dois jogos que vencemos, com todo o respeito às equipes que enfrentamos, tínhamos no nosso íntimo a obrigação de vencer, portanto, isso não seria uma surpresa e nem um fator decisivo para conquistarmos uma confiança extra. Contudo, sabemos que temos um sexteto competitivo, e que nossos jogadores dificultam o jogo diante de qualquer adversário. Se estivermos alinhados nesse pensamento, cada um confiando nos seus companheiros, com certeza daremos trabalho.
            Sobre o jogo contra o Círculo Militar, o jogador destaca ainda as qualidades do adversário deste domingo, mas confia no espírito vencedor de seu clube. “Creio que deva ser um jogo difícil, tanto pelo histórico do confronto, como pelo momento de reformulação que nossas equipes estão passando. Qualidade, técnica e experiência, as duas equipes possuem, portanto, eu acho que a gana de vencer o jogo será o diferencial para conquistarmos a vitória. Sendo otimista, creio que a gana maior estará ao nosso lado nesse domingo.
            No Ibirapuera, a palavra mais ouvida é reabilitação. A equipe chega para a partida tentando reencontrar o caminho das vitórias, após perder em casa para o Palmeiras. Uma nova derrota pode, inclusive, tirar o time da zona de classificação para as semifinais. Bruno Varoli acredita no potencial da equipe. “A derrota contra o Palmeiras, pelo formato do campeonato e pelo time que o rival tem, não foi nenhum desastre, mas nos obriga a fazer um grande jogo contra o Maria Zélia e tentar recuperar esses pontos perdidos na nossa casa. Muitos jogadores nossos disputaram a Copa do Brasil e vão estar bem treinados pra esse jogo, então a postura deve ser de um time confiante que tem tudo para voltar com a vitória mesmo contra um grande adversário”.
            O botonista ressalta ainda um desequilíbrio entre os grupos nesta fase incial. “O Grupo A está sim mais forte que o Grupo B. Além de Palmeiras e Corinthians, que tem hoje as duas melhores equipes do Brasil, ainda tem o Maria Zélia, com muita tradição e que sempre equilibra os jogos”.

Nenhum comentário: