domingo, 19 de fevereiro de 2012

A crise sem fim do Galo de Itu e os números da "Era Juninho"


Mais uma rodada do Campeonato Paulista chegou ao fim e o Ituano, mais uma vez, está na Zona do Rebaixamento. Infelizmente, essa situação já se tornou rotina para o time de Itu. Em 2010 e em 2011, a equipe do “presidente” Juninho Paulista só se livrou do descenso na última rodada, com ares de dramaticidade. Ao que tudo indica o enredo deste ano não será diferente, ou será? Neste sábado (18), o Galo rubro-negro completou sete jogos sem vitórias no Paulistão. Pior que isso, é saber que o time não possui jogadores de qualidade, não tem padrão de jogo e que os exemplos dos anos anteriores de nada serviram, pois o time agoniza no campeonato. Hoje, o rebaixamento para a Série-A2 parece apenas uma questão de tempo, ou melhor, de rodadas.
Juninho Paulista assumiu o futebol do Ituano em 2010, ano em que encerrou sua carreira como jogador, no clube que o revelou. O BLOG DO VALINI fez um levantamento do desempenho do time de lá pra cá. Confira os números:
Até agora, foram 46 partidas no Campeonato Paulista, com 12 vitórias, 09 empates e 25 derrotas. Na administração Juninho Paulista, o Ituano marcou 51 gols e sofreu 84, com um saldo negativo de 33 gols. E os números revelam mais, até hoje, o Ituano só conseguiu duas vitórias consecutivas, uma única vez na “Era Juninho”. Isso aconteceu na temporada 2010, na 10ª e 11ª rodada com triunfos sobre o Sertãozinho (1 X 0) e Rio Branco (2 X 1), respectivamente. Cinco técnicos já passaram pelo Ituano, em Campeonatos Paulistas, desde que Juninho assumiu o comando do clube: Mazola Junior e Doriva (2010), Sérgio Ramirez e Ruy Scarpino (2011) e Ruy Scarpino, Doriva e Roberto Fonseca (2012).
A equipe fez também 22 partidas como mandante, obtendo sete vitórias, quatro empates e 11 derrotas. Foram 28 gols marcados e 32 sofridos, um aproveitamento de 37,8%. Nas últimas nove partidas que disputou no estádio Novelli Junior, válidas pelo Campeonato Paulista, o Ituano conseguiu apenas duas vitórias, contra dois empates e cinco derrotas.
Em 2010, nas oito primeiras rodadas, o Ituano somou 09 pontos ganhos; em 2011, também nas oito primeiras rodadas, foram 08 pontos conquistados e agora, em 2012, após oito jogos disputados, o time tem apenas 05 pontos obtidos.
Uma triste realidade para um time que há 10 anos se sagrou Campeão Paulista, venceu o Campeonato Brasileiro da Série C...
Diante de todo esse pífio quadro, a pergunta que não quer calar é: Será mesmo que o torcedor Ituano tem motivos para acreditar que o Ituano está no caminho certo?

Nenhum comentário: