domingo, 3 de fevereiro de 2013

Corinthians inicia 2013 da mesma forma que terminou 2012: CAMPEÃO!




Com a participação de 15 times e mais de 200 botonistas, foi aberta oficialmente neste sábado (2), a temporada 2013 do Futebol de Mesa paulista. O ginásio do Meninos, em São Bernardo do Campo, recebeu o Torneio Início, evento organizado pela Federação Paulista. E nas mesas, após 8 rodadas, o que se viu foi um repeteco do que aconteceu ao longo de 2012, ou seja, o Corinthians campeão.
            Na primeira fase os clubes foram divididos em três grupos, com 5 equipes em cada. No Grupo A, o Corinthians terminou na primeira colocação com 12 pontos ganhos (100% de aproveitamento). Em segundo ficou Maria Zélia com 09 pts, seguido pela Portuguesa Santista (em terceiro) com 04 pts, Nacional (quarto) com 03 pts e Noroeste (quinto) com apenas 1 ponto ganho.
            Pelo Grupo B, o Círculo Militar, também com 100% de aproveitamento, foi o primeiro colocado com 12 pontos ganhos. A equipe do Fundação foi a segunda colocada com 09 pontos. Em terceiro ficou o Clube do Botão, com 04 pts, seguido pela Liga Jacareí com 03 pts e Xv de Agosto que anotou 1 ponto.
            E no Grupo C, os “donos da casa” Meninos anotaram a pontuação máxima, tendo ainda a melhor soma de pontos em jogos de toda a primeira fase. O Palmeiras foi o segundo, somando 09 pontos ganhos. O Cisplatina anotou 06 pontos, ficando na terceira colocação, seguido pelo Flamengo (quarto colocado) com 03 pontos e pelo Ocian (quinto) que terminou sem nenhum ponto.
Após um turno único dentro do grupo, classificaram-se para as quartas de final os dois primeiros de cada chave mais os dois melhores terceiros, pelo índice técnico. Os confrontos foram:
Corinthians (1° do A) 12 X 04 Clube do Botão (2º do Índice Técnico)
Círculo Militar (1º do B) 11 X 05 Cisplatina (1º do Índice Técnico)
Meninos (1º do C) 11 X 05 Maria Zélia (2º do A)
Fundação (2º do B) 04 X 12 Palmeiras (2º do C)
            Nas semifinais, as equipes que jogavam pelo empate acabaram sendo eliminadas. Em um confronto, o Corinthians venceu, apertado, o Círculo Militar pelo placar de 09 a 07. No outro jogo, o Palmeiras anotou 10 a 06 em cima do Meninos.
            Na final, frente a frente o atual campeão paulista da modalidade (Corinthians) contra o atual campeão brasileiro (Palmeiras). Se o alviverde apostava na estreia de Jefferson (ex-Maria Zélia), o alvinegro contava com o retorno de Sérgio Ricardo, além do campeão paulista individual Alex Bahr (que já jogou pelo Palmeiras).
Os confrontos da decisão foram: Galdeano 3 X 2 Jefferson; Justa 7 X 5 Dema; Kleber 0 X 1 Quinho; Sérgio Ricardo 3 X 3 Mauro; Alex Bahr 3 X 1 Hylson; Valbono 5 X 3 Michilin; Tadeu 4 X 5 Diney e Alessandro 2 X 3 Dentinho. Resultado final: Corinthians 09 X 07 Palmeiras e título invicto do Torneio Início, mostrando que o alvinegro de Parque São Jorge é, sem dúvida, o time a ser batido nesta temporada. A conquista deste sábado, em São Bernando do Campo, colocou ainda fim a um jejum que já durava 13 anos. A última e única vez que o "Timão" havia vencido o Torneio Início, tinha sido em 1999 na cidade de Piracicaba.
            A classificação final do Torneio Início foi a seguinte:
CAMPEÃO: CORINTHIANS
Vice-campeão: Palmeiras
3º Colocado: Meninos
4º Colocado: Círculo Militar
5º Colocado: Maria Zélia
6º Colocado: Fundação
7º Colocado: Cisplatina
8º Colocado: Clube do Botão
9º Colocado: Portuguesa Santista
10º Colocado: Flamengo
11º Colocado: Liga Jacareí
12º Colocado: Nacional
13º Colocado: Noroeste
14º Colocado: Xv de Agosto
15º Colocado: Ocian
            Vale destacar que dos clubes que irão disputar os campeonatos deste ano (Paulista e Copa Estado) as equipes de Botucatu e São José do Rio Pardo não compareceram e o time do Ocian irá jogar apenas a Série C.

Nenhum comentário: