segunda-feira, 27 de maio de 2013

Com mais de 10 vagas em aberto e uma mulher, Goiás recebe o XXV Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa



A partir de quinta-feira (30), a cidade de Goiânia se transforma na capital brasileira do Futebol de Mesa. O Centro Cultural Oscar Niemeyer recebe o XXV Campeonato Brasileiro de Futmesa Individual. O torneio será disputado nas categorias Sub-15, Sub-18, Adulto e Master. E a competição deste ano terá, ao menos, uma novidade: a participação de uma mulher. Trata-se de Mariana Alves de Oliveira que estará representando as cores do Goiás. A nota triste é que até esta segunda-feira (27), três dias antes da abertura, das 96 vagas do Adulto, ainda restam 14 a serem preenchidas. Outro problema envolve Pernambuco, em que as duas federações não chegaram a um consenso e o estado ficou sem representantes na categoria Adulto.
            O BLOG DO VALINI apresenta um balanço do Brasileirão, com os nomes de todos os inscritos na categoria Adulto e um “Raio-X” dos principais destaques dos estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.

Os donos da casa
            Um dos responsáveis pela organização do Campeonato Brasileiro, Renato Borges, de Goiás, demonstra estar ansioso com a proximidade da competição. “A expectativa é muito grande, pois estamos sonhando com isso desde 2007. Pra gente aqui é um sonho realizado”, argumenta. Com 13 botonistas inscritos, Renato também explica o que os goianos esperam da competição. “Dos que podem brigar pelo caneco, não sei te dizer, pois é muito difícil, mas os mais competitivos aqui são eu (Renato Borges), Ricardo Riemma, Thiago Silva e Rodrigo. Ano passado, eu e o Ricardo tivemos a melhor participação, ficamos em 25º (eu) e 28º (ele). Esse ano a minha expectativa é ficar entre os 16 da Ouro e, quem sabe, entre os 10 primeiros”, completa.

Rio de Janeiro:
            O Estado do Rio de Janeiro viaja para o torneio com 15 botonistas e vascaíno Igor Monteiro destaca as ausências de dois grandes jogadores cariocas. “Pelo que tenho conhecimento da organização desse Brasileiro, deveremos ter um grande campeonato. Pelo lado do Rio de Janeiro, sentiremos muito a falta da dupla do América, formada por Lucas e Pedreira. Mas Bira, Marquinhos, Thiago Penna e Marcell podem surpreender”.

Paraná:
            Atual campeão do Copa do Brasil, o paranaense Robertinho demonstra confiança em mais uma competição nacional. “Estou preparado para vencer de novo. Venho treinando muito e com um jogo muito consistente. Estou melhorando minha forma ainda mais”. Além disso, o botonista destaca a força do Estado, que venceu as últimas quatro edições do torneio nacional. “Sobre favoritismo, o Paraná ainda tem o Rogério (campeão do Mundo), que está sem treinar e sem tempo de jogar, mas isso parece bom pra ele. O atual campeão (Elds) teve muitos problemas, perda do material todo (maleta, times, paletas, goleiros) e está se reinventando para voltar a jogar e o Ednilson também é um forte candidato”.

São Paulo:
            Mais uma vez, São Paulo terá a maior delegação em um Campeonato Brasileiro. Com 33 nomes confirmados, o estado busca conquistar o título que não vence desde 2007. Bruno Varoli, 6º colocado na Copa do Brasil, aponta três favoritos. “Quinho, que já venceu a competição três vezes e é o atual vice-campeão, sempre chega como favorito. Principal pontuador do time do Palmeiras na temporada e líder do ranking (paulista) anual em 2013, ele chega motivado e bem treinado em busca de mais um título. Outro nome que faz um grande ano é Galdeano. Destaque do Corinthians na temporada, o atleta vem fazendo grandes campanhas e com um jogo eficiente e sempre competitivo, será surpresa se não estiver entre os primeiros. Nome sempre forte em campeonatos Brasileiros, Farinha do Círculo Militar é outro concorrente paulista a brigar pelo título. Após um início de temporada abaixo do normal, se achou com um time e vem de um grande jogo frente o Corinthians e um título invicto no Super Open. Chega com moral”.
            Além disso, o botonista destaca outros grandes jogadores que merecem atenção especial neste Brasileiro. “Não podemos esquecer de nomes como Michilin, Vinícius de Simoni, Duda e Tadeu , vice campeão da Copa do Brasil em Nova Friburgo. E se citamos tantos nomes, isso só pode dizer uma coisa: São Paulo vem muito forte para tentar acabar com a hegemonia paranaense esse ano”. Outro aspecto abordado pelo atleta é a presença de botonistas do interior paulista. “O que chama a atenção é que muitos jogadores do interior do estado estão inscritos (11 no total), mostrando o quanto estão motivados em 2013”.

Lista completa:
            Veja abaixo quais estados e botonistas estarão presentes no Campeonato Brasileiro:

Alagoas: Batistinha e Renato (Carcará)

Brasília: Bruno e Toninho (Aabb)

Ceará: Rafael (Futmesa Cearense)

Goiás: Ricardo, Renato, Thiago, Francisco, Rodrigo, Filipe, Sérgio, Mariana, Lander, Rafael e Marcio (Goiás); Marcelo e Thiago Américo (Agine)

Minas Gerais: Daniel Salles (Sociedade Mineira) e Ramon (Uberaba)

Paraná: Paroski, Maicon e Victor (Fênix); Fabrício e Roger (Grêmio Londrinense); Ednílson e Fernando (Ivn); Robertinho e Rogério (Curitibano); André Leal e Jean (Dom Pedro II); Elds, Mantena e Faro (Princesa dos Campos)

Rio de Janeiro: Bira (América); Bad (Clube dos 500); Moacir Henze (Flamengo); Christofer, Marcus Vinícius e Pablo (Friburguense); Dudu Costa, Evandro Gomes, Nando e Thiago Penna (Ginástico); Marcio de Souza (Petropolitano); Ewerton Lucena, Igor, João Victor e Marcell (Vasco)

São Paulo: Cássio e Albarello (Meninos); Alex Bahr, Galdeano, Tadeu, Kleber, Renan e Rodrigo Moro (Corinthians); Vinícius, Duda, Bruno Varoli, Muratore, Farinha, Espel, Fabinho Israel, Fabio Borges e Celsinho (Círculo Militar); Quinho e Michilin (Palmeiras); João Pedro, Schon, Wilson Benevides e Fernando Dézio (Clube do Botão); Marcio Stipp, Robson Mota, De Assis e Ismael (Flamengo); Marcelo Aranha, Ton e Betaressi (Noroeste); Zé Mario (Bloco do “R”); Barthez (Maria Zélia) e Guerra (Cisplatina)

Galeria dos Campeões:
1989 – GIL (Palmeiras)
1990 – RUBINHO (Palmeiras)
1991 – JEFFERSON (Maria Zélia)
1992 – RICARDO ASSO (Grêmio Londrinense)
1993 – LAGUNA (Cesp-Perrotti)
1994 – LAGUNA (Sesi-Perrotti)
1995 – MAURO (Palmeiras)
1996 – MAIA (Apcef/PR)
1997 – MICHILIN (Palmeiras)
1998 – MAURO (Palmeiras)
1999 – ROBERTINHO (Círculo Militar/PR)
2000 – DINEY (Palmeiras)
2001 – MAURO (Palmeiras)
2002 – JEFFERSON (Maria Zélia)
2003 – QUINHO (Palmeiras)
2004 – QUINHO (Palmeiras)
2005 – MAURO (Palmeiras)
2006 – ROGÉRIO (Dom Pedro II/PR)
2007 – QUINHO (Palmeiras)
2008 – THIAGO PENNA (Vasco)
2009 – ROBERTINHO (Curitibano)
2010 – ROBERTINHO (Curitibano)
2011 – ROBERTINHO (Curitibano)
2012 – ELDS (Princesa dos Campos)

Nenhum comentário: