quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Novo técnico da Seleção Brasileira de Futmesa diz: “é impossível recusar um convite desse”

Michilin é o novo técnico da seleção

A Seleção Brasileira de Futebol de Mesa está de técnico novo. Paulo Cesar Michilin, botonista e treinador da Sociedade Esportiva Palmeiras foi o escolhido para substituir o “Professor” De Franco, que faleceu no final de agosto. O convite aconteceu no último dia 24 de setembro e foi prontamente aceito por Michilin. O novo técnico tem 43 anos (completa 44 em novembro desse ano) e há 28, pratica o botonismo. Ao BLOG DO VALINI, o agora treinador da seleção falou sobre a nova função, os ensinamentos de De Franco, o primeiro desafio na Argentina, e ainda, disse que a internacionalização do esporte acontecerá como foi o Beach Soccer.

BLOG: Esse convite para se tornar técnico da Seleção Brasileira de Futmesate pegou de surpresa?
Michilin: Fui totalmente pego de surpresa. Recebi um email do Farah na quarta-feira (24/09), com o título “Técnico da Seleção” e, ao abrir o email, vi que era um convite para eu ser o técnico da seleção. Sinceramente não esperava por esse convite, mas fiquei muito satisfeito por ver o reconhecimento a minha história no esporte e, principalmente, a minha conduta dentro e fora das mesas ao longo de 28 anos.

BLOG: Por que resolveu aceitá-lo?
Michilin: Na minha opinião é impossível recusar um convite desse. Ainda mais para quem ama esse esporte. É claro que hoje ainda temos poucas competições internacionais para a Seleção participar, mas se compararmos com alguns anos atrás, isso já aumentou e a tendência é que evolua ainda mais com o trabalho que a CBFM está fazendo para internacionalizar nossa regra.

BLOG: Você chega para substituir uma pessoa especial e com quem trabalhou durante muito tempo no Futmesa. Quais os ensinamentos que o De Franco te passou?
Michilin: Esse também foi um dos motivos que me deixaram mais honrado com o convite. Substituir o De Franco, que era uma pessoa que adorava o Futebol de Mesa e a Seleção Brasileira. Nas suas preleções nos jogos da seleção ele sempre dizia que estávamos fazendo história naquele momento e enaltecia a importância de se vestir aquela camisa. Isso tem que ser mantido.

BLOG: O que será levado em consideração na convocação para o Sulamericano que será disputado na Argentina? Quando será divulgada a lista?
Michilin: Irei basear minha lista nos nomes dos botonistas que irão participar do Sulamericano Individual, pois fica difícil alguém ir até Rosário (Argentina) para jogar apenas uma partida (o confronto entre Brasil X Argentina será realizado em apenas uma rodada). Assim que a lista dos participantes do Sulamericano estiver definida, eu irei anunciar os convocados para a Seleção.

BLOG: Pela tua experiência como botonista e vivência no esporte, acredita que os outros países ainda estão muito abaixo do Futmesa que é praticado no Brasil hoje?
Michilin: Os outros países ainda estão bem abaixo, pois estão no processo de desenvolvimento da nossa regra. A exceção é a Itália que atua com botonistas brasileiros que possuem dupla cidadania. Mas com o passar dos anos eles devem evoluir e diminuir essa distância que existe hoje. Faço uma comparação com o Beach Soccer, que no início era amplamente dominado pelo Brasil, mas hoje a um equilíbrio muito grande entre algumas seleções que evoluíram muito.

BLOG: Como é o jeito do treinador Michilin?
Michilin: Desde que assumi a função de treinador/jogador no Palmeiras sempre procurei ouvir muito a opinião de todos. É assim que vejo a função de treinador em qualquer esporte. Um treinador só tem sucesso na carreira se tem a ajuda dos jogadores, todos tem que ter o mesmo objetivo. Gosto muito de ouvir os jogadores antes de tomar alguma decisão. Além disso, o nosso esporte tem uma característica especial: apesar da haver a disputa “por equipes”, os confrontos são individuais, logo a participação do técnico é bem menor. Quem vai resolver mesmo é quem está na mesa. O que o técnico tem que fazer é criar um clima bom e fornecer informações para o botonista entrar tranquilo na mesa.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns Michilin por ter aceito o cargo.
Tenho a certeza que as conquistas continuarão.

Abraços

Flávio Afa